quarta-feira, 16 de setembro de 2009

Calculos para montar um Sistema Solar

ROTEIRO DE EXPERIMENTAÇÃO
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1. O professor deve checar se a medida foi feita corretamente. Pequenos erros são
aceitáveis.
2. Verificar se o desenho corresponde à medida efetuada.
3. Deixar o aluno livre para decidir o grau de achatamento.
4. Deixar o aluno livre para decidir a rugosidade a ser representada.
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1. Exemplo com bola de 80 mm:
x ------------------------------------ 8,85 km
80 mm ----------------------------- 12.756 km
x = 8,85 x 80 / 12756 = 0,056 mm.
2. Exemplo com bola de 80 mm:
x ---------------------------------- 10,911 km
80 mm --------------------------- 12.756 km
GABARITO Caderno do Aluno Física – 1a série – Volume 3
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x = 10,911 x 80 / 12756 = 0,068 mm.
3.
(Achatamento da Terra) = (Diâmetro Equatorial) – (Diâmetro Polar)
(Achatamento da Terra) = 12.756 - 12.713 = 43 km.
Exemplo com bola de 80 mm:
x ------------------------------------ 43 km
80 mm ----------------------------- 12.756 km
x = 43 x 80 / 12756 = 0,270 mm.
4. Em geral o aluno terá exagerado tanto o achatamento quanto as dimensões do relevo.
Isso é esperado e é este ponto que você, professor, deve usar para a discussão.
5. O aluno, em geral, perceberá que imaginava a Terra muito mais áspera ou rugosa do
que, de fato, ela é. Nesse caso, deverá sugerir uma fruta mais esférica e de casca mais
lisa do que a anteriormente imaginada.
ROTEIRO DE EXPERIMENTAÇÃO
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1. É fundamental deixar a escolha livre. Geralmente os estudantes escolhem uma bola
bem menor do que a proporcionalmente correta.
2. Checar a medida.
3. Exemplo com bola de 80 milímetros representando a Terra:
x ---------------------------------- 3.476 km
80 mm --------------------------- 12.756 km
x = 3476 x 80 / 12756 = 21,8 mm.
4. Checar a coerência da comparação.
5. Checar o desenho em sua proporção. Erros pequenos são aceitáveis.
6. É fundamental deixar a escolha livre. Geralmente os estudantes escolhem uma
distância muito menor do que a proporcionalmente correta.
7. Exemplo com bola de 80 milímetros representando a Terra:
x --------------------------------- 384.405 km
80 mm -------------------------- 12.756 km
GABARITO Caderno do Aluno Física – 1a série – Volume 3
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x = 384405 x 80 / 12756 = 2411 mm, ou aproximadamente 2,41 metros.
VOCÊ APRENDEU?
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1. O aluno deve concluir que a superfície da Terra é proporcionalmente muito mais lisa
do que a da casca de uma laranja, dadas as proporções entre as imperfeições na
superfície e o diâmetro do planeta.
2. Sim. A maior distância, sobre a superfície da Terra, entre dois pontos quaisquer é de
cerca de 20 mil quilômetros, e a Lua se situa a quase 400 mil quilômetros do nosso
planeta.
3. Não. A maior profundidade é de aproximadamente 11 quilômetros, e o raio da Terra
é de cerca de 6.400 quilômetros. No ponto mais fundo do oceano, teríamos
percorrido apenas 0,17% do trajeto até o centro da Terra.
LIÇÃO DE CASA
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1. O professor deve checar as informações. Além disso, você, professor, deve verificar
o nível de compreensão que o aluno obteve em relação ao livro escolhido. A coesão e
coerência do texto redigido pelo aluno também devem ser verificadas.
2. O professor deve checar esses resumos, levando em consideração a coesão e
coerência do texto do aluno, e se a relação da história com os conceitos de Física foi
feita corretamente pelo aluno.

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